sábado, 7 de março de 2015

PARA OS SAUDOSISTAS: POLAROID Z2300

Durante algum tempo as câmaras Polaroid foram um sucesso: era possível fazer uma foto e imediatamente imprimi-la, ao contrário das demais máquinas da época, em que era necessário enviar o filme para revelação.

As primeiras Polaroids foram lançadas em 1948, ficando em produção até o início de 2008, saindo de linha devido à forte concorrência da fotografia digital. 

Agora a empresa relança suas máquinas com capacidade de impressão: a Z2300, com impressora integrada, é capaz de fazer uma cópia colorida de 5 por 8 centímetros   em menos de 1 minuto.

A tecnologia de impressão não envolve tinta, mas sim uma reação química no papel disparada por calor - no lugar de tinta de impressão comum, a Polaroid usa papel Zink (Zero-ink printing), que traz minúsculos cristais transparentes, que quando aquecidos transformam-se em cores – é mesmo  sistema   usado pelas Polaroids antigas. 
Com visor LCD de 2,5 polegadas e zoom 6x, a Z2300 faz fotos com resolução de 10 megapixels e vídeos com resolução HD de 720p. A capacidade de armazenamento de 32 megabytes é expansível para até 32 gigabytes por meio de cartão microSD.

A máquina é vendida no Basil por cerca de 800 reais; cada pacote do papel Zink, com 40 unidades custa cerca de 130 reais. Saudosistas, divirtam-se, mas lembrem-se que o dólar está subindo!