quinta-feira, 9 de abril de 2015

AIRLANDER - VOLTAM OS DIRIGÍVEIS?

Mais uma vez, tecnologia desenvolvida para fins militares tem uso civil, e desta vez, com caráter sustentável.
O exército americano desenvolveu um dirigível batizado Long Endurance Multi-intelligence Vehicle (LEMV); a ideia era que três dessas máquinas ficassem sobrevoando o Afeganistão  servindo como plataformas de comunicações e vigilância eletrônica.  Apenas um dirigível foi construído, tendo o primeiro voo ocorrido em 2013; a ideia foi abandonada, por diversas razões, entre elas a falta de recursos financeiros - imagens desse voo estão no vídeo abaixo.

Mas não foi o fim da ideia. A empresa inglesa Hybrid Air Vehicles (HAV), que havia desenvolvido o projeto inicial, comprou o dirigível que fora construído e obtendo recursos do governo britânico, da União Europeia e de pessoas comuns através do processo de crowfunding, vem preparando o relançamento do dirigível.
Batizada Airlander 10, a nave deve ser utilizada como plataforma de comunicações ou transporte de carga.  Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos no Hangar 1 do aeródromo de Cardington, em Bedfordshire, Inglaterra – esse hangar foi utilizado para o desenvolvimento de diversos projetos de dirigíveis nos últimos 90 anos.
O Airlander tem 92 metros (300 pés) de comprimento, 43,5 metros de largura e 16 de altura. Para mantê-lo inflado, são utilizados 38 mil metros cúbicos de hélio. Seu casco é feito de um produto à base de Kevlar, Mylar e Vectran, que além de leve é resistente até mesmo ao fogo de armas de pequeno calibre. Tem quatro hélices, duas traseiras e duas laterais, à frente – elas são acionadas por 4 motores turbo diesel, V8, podendo atingir a velocidade  de 150 kmh transportando dez toneladas. É a maior aeronave já construída.
A HAV pretende utiliza-lo como plataforma para telecomunicações e transporte de cargas. Julga que sua operação será mais barata que a de aviões e caminhões, além de poder permanecer no ar por muito tempo – configurar-se-ia assim como um veículo sustentável.
Com frequência fala-se na volta dos dirigíveis, veículos pelos quais quase todos tem grande simpatia – vamos ver se desta vez as complicações de sua operação serão superadas pelas suas possíveis vantagens.