domingo, 25 de junho de 2017

PASSAR ROUPAS CANSA, MAS LOGO UM ROBÔ PODERÁ FAZER ISSO PARA VOCÊ

Uma das tarefas domésticas mais detestadas pode estar com os dias contados, graças à robótica:  TEO, um robô humanoide (cujas formas lembram as de uma pessoa) criado em 2012 pela Universidad Carlos III (UC3M), de Madrid, aprendeu a arte de passar  roupas.
Com 1,80 metro de altura e pesando 80 quilos, TEO já havia aprendido a subir escadas, abrir portas e até a dobrar roupas - agora ele pode passa-las, usando ferro e uma tábua parecidos com as que temos em nossas casas.  
O robô é capaz de passar roupas graças a uma câmera embutida em sua cabeça. A câmera cria uma representação em 3D de alta resolução da peça colocada na tábua. Após a visualização completa do vestuário, o robô começa a passar o ferro sobre cada vinco detectado – esse processo é realizado duas vezes. “Devido à grande diversidade de formas de vestuário, texturas, materiais e elementos decorativos, passar é uma tarefa difícil de automatizar”, escrevem os criadores da máquina.
Juan Victores, um dos criadores, disse ao site New Scientist que o robô foi construído para realizar todas as tarefas domésticas no lugar dos seres humanos. Ele espera que, no futuro, TEO aprenda a fazer isso sozinho – assistindo a uma pessoa, por exemplo – sem o conhecimento prévio de uma técnica. “Teremos robôs como o TEO em nossas casas”, disse Victores.
TEO pode até ser o primeiro robô a passar roupas, porém ele não é o pioneiro quando o assunto é a realização de tarefas domésticas. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, criaram um robô capaz de dobrar toalhas e meias.
Outro exemplo de humanoide doméstico vem do Japão. Chamado de “Laundroid”, ele é capaz de dobrar uma camiseta em cinco minutos, segundo uma reportagem do site Japan Times.
Veja abaixo um vídeo (em inglês) sobre o TEO produzido pela New Scientist.




Agora, enquanto o TEO não chega ao mercado, passe roupas com estilo: use o ferro desenvolvido pela Audi, que está indo além dos carros e está investindo em em um novo nicho de mercado: o de aparelhos de consumo.

Desenvolvido pelo designer Jaehyuk Lim, a Audi acabou de apresentar um ferro de passar roupas que – assim como seus carros – é cheio de estilo e tecnologia. Iluminada com luzes de LED que indicam a temperatura, a peça ainda é um conceito, mas obviamente encanta até mesmo aqueles que têm aversão a passar roupas